quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PORTAS ABERTAS





Conhecer novos mundos em alguns segundos... viajar, viajar.
Dispostos nas estantes. Organizados.
Aguardando que umas mãos os toquem, que uns olhos os busquem.
Os livros estão todos alinhados.
São mundos guardados.
Desde pequenina sempre pensei.
Cada escritor é um príncipe, um rei.
Tem um mundo a ser mostrado.
É o seu reinado.
E quem o descobre passa a fazer parte deste principado.

Como viajei, quantos mundos encontrei!
Me encantei, me encantei!
Quantas horas em uma biblioteca eu passei!
Adorava minhas viagens...
Uma hora estava em profundas minas, em cavernas encantadoras, amedrontadoras; no miolo da terra, noutra estava voando nas asas de uma pequena borboleta.
Ia com os colibris visitar os jardins, montava um cavalo alado.
Guerreava, vencia, perdia.
Sorria, sofria.
Visitava casebres e castelos, vielas e metrópoles, a terra, o mar, o ar...
Outras campinas.
Ia a lugares inusitados.
Mundos obscuros e mundos dourados...
Cemitérios abandonados, circos armados, palácios arruinados...

Fui captando um pouco de um livro, um pouco de outro, de outro...
Um dia me dei conta que conhecia muitos aspectos do mundo.
Que viajava em cada obra para o mais profundo.
Um dia me descobri fascinada por Cronin, por Neruda...
Não quero e nem devo citar nomes porque admiro tantos autores.
Com eles sofri e chorei todas as dores.
Também eu gosto de falar de amores.

A vida toda eu escrevi e li.
Nas bibliotecas um mundo de possibilidades descobri.
Encontra-se aprendizagem, viagem.
Livros são portas... portas abertas...
Para o descobrimento.
Para o conhecimento.

SONIA DELSIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário